Hoje em dia, graças às tecnologias como a IoT, as nossas TVs já são “smart”, assim como os nossos telefones e outros aparelhos. Nesse mundo de smartTVs e smartphones, não falta muito para outros aparelhos também se tornarem mais “smart” e mais inteligentes.
Esse é basicamente o milagre da Automação Residencial, que é assegurar o funcionamento integrado de todos os aparelhos presentes no cenário doméstico.
E uma das principais engrenagens capaz de tornar uma casa realmente inteligente é a IoT, também conhecida como a Internet das Coisas. Saiba mais sobre esse tema conferindo as informações a seguir.
Relembrando o que é Automação Residencial
A Automação Residencial consiste na utilização integrada dos aparelhos que fazem parte do dia a dia de um lar. Para isso ser possível, a internet exerce um importante papel ao conectar esses utensílios.
Sendo assim, o ar-condicionado, a geladeira, fechaduras, os sistemas de iluminação, a TV, alarmes antirroubo enfim, tudo o que nos auxilia em nossa rotina, pode ser controlado pelos moradores de forma integrada.
Na teoria, esse conceito de casa inteligente pode parecer distante, algo típico de um filme de ficção científica, mas na verdade, ele cada vez mais bate à nossa porta.
Em breve não apenas a TV poderá ser controlada por meio da internet, com um tablet ou smartphone em suas mãos, mas também outros aparelhos.
Além do mais, não custa a gente lembrar que o conceito de casa inteligente já era uma ideia desde a década de 70, quando os primeiros sistemas automatizados foram concebidos para serem utilizados na área da indústria. No entanto, na atual era digital, diante dos avanços da tecnologia conhecida como a IoT (Internet das Coisas), a Automação Residencial aos poucos ganha mais espaço.
Como a Internet das Coisas influência na Automação
É impossível, hoje em dia, falar em Automação Residencial, em casa inteligente, sem mencionar a tão famosa Internet das Coisas, ou se preferir, a IoT.
A Internet das Coisas, de uma forma bem simples, é a possibilidade de conectar e utilizar os mais diversos dispositivos eletrônicos por meio da internet.
E não é à toa que a IoT leva o termo “Coisa”, pois a ideia é que qualquer objeto eletrônico seja integrado, desde o relógio ao refrigerador de casa.
Diante dessa conexão, é possível ter casas “mais inteligentes”, com aparelhos que podem responder até mesmo ao comando de voz do proprietário. Quer saber mais alguns exemplos práticos disso? Então confira!
Eletrodomésticos mais eficientes
Da geladeira ao forno micro-ondas, diante de dispositivos inteligentes, é possível programar esses e outros aparelhos, permitindo que eles realizem as suas funções de modo automático.
Ou seja, com a Internet das Coisas é possível acionar tudo pelo smartphone ou tablet, o que traz praticidade para o dia a dia de qualquer pessoa.
Avanço nos sistemas de segurança
A segurança ganha mais benefícios com a Internet das Coisas, pois será possível integrar as câmeras de monitoramento e sistemas de alarme com sensores de presença e de abertura de portas e janelas.
Tudo isso vem para facilitar a visualização e a identificação de quem está por perto do local da casa.
Além do mais, as fechaduras também poderão ser monitoradas remotamente. Isso permite trancar e destacar portas via smartphone, além de permitir a entrada de pessoas, amigos, familiares e prestadores de serviço, por exemplo.
Outra situação pode ser também a utilização de um aplicativo ou uma assistente virtual para monitorar sua rota diária e “perguntar” se você quer abrir o portão ao se aproximar da casa.
Utilização de lâmpadas inteligentes
A Automação Residencial também influencia no sistema de iluminação das casas. Sendo assim, por meio do uso de um smartphone, é possível adotar o uso de lâmpadas inteligentes.
Tal sistema permite um controle de iluminação mais preciso e variado no ambiente doméstico. Além disso, elas podem ser programadas para acenderem e apagarem em horários previamente definidos, inclusive à distância.
Os benefícios da Automação Residencial com IoT
A Automação Residencial aos poucos está se tornando uma realidade em lares do mundo todo. Com o auxílio da IoT a automação pode ser adotada de forma segura e rápida. As vantagens que ela proporciona são várias.
Melhor controle para gerenciar o dia a dia em casa
Ao utilizar a automação residencial fica mais fácil gerenciar a rotina do lar, inclusive, é possível efetuar esse controle à distância.
Nesse caso, você pode programar e acompanhar o acendimento de lâmpadas, o desligamento do ar condicionado e outras tarefas importantes.
Com um controle mais eficiente vem também mais conforto, pois todas as tarefas podem ser realizadas de forma rápida e eficiente.
Mais tranquilidade
Uma das principais funcionalidades da automação residencial é trazer melhorias para a segurança da casa.
O controle de iluminação, por exemplo, auxilia a inibir a presença de possíveis invasores. Há também o fato de que por meio dos sensores de movimento, se torna mais fácil e seguro para as pessoas andarem nos corredores e áreas externas tarde da noite.
Já as câmeras de segurança proporcionam vantagens a mais por permitirem monitorar de modo remoto. Além disso, é possível acompanhar em tempo real para os moradores da casa, alertando os proprietários até mesmo sobre a existência de visitantes indesejados.
Garantia de mais economia
A tão desejada redução de gastos é obtida graças à automação residencial. Um exemplo disso é a presença de termostatos inteligentes e lâmpadas inteligentes que economizam energia.
Isso reduz os custos das concessionárias. Além do mais, há tecnologias de automação que também analisam o consumo da água, auxiliando a evitar contas de água com o valor elevado. E tudo isso graças à IoT.
A automação residencial e a IoT trazem muitas vantagens para o dia a dia das pessoas
Diante da Internet das Coisas ela se torna cada vez mais viável, contribuindo para o conforto, economia de energia e também a sustentabilidade para os dias de hoje.
Portanto, para quem procura automação residencial em Curitiba, entre em contato com a gente. A Rumo Energy é especializada em automação residencial e certamente poderá facilitar a sua rotina com novas tecnologias como a IoT.