A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica gerada a
partir de luz solar. Inclusive ela pode ser obtida mesmo em dias nublados ou
chuvosos. Quanto maior for a radiação solar nas placas solares, maior será a
quantidade de eletricidade produzida.
As vantagens que essa fonte oferece nos dias de hoje são várias, pois é uma
energia limpa, sustentável e renovável. Tais características a tornam um
excelente investimento não apenas por causa da sua eficiência, mas também pelos
seus benefícios ecológicos.
A energia solar fotovoltaica pode ser adotada em residências, empresas,
hospitais e escolas. Para saber mais sobre ela, confira os tópicos abaixo.
Entenda o que é a energia solar fotovoltaica
A energia solar também pode ser chamada de energia fotovoltaica. A palavra “fotovoltaica” vem do termo grego (Photos), que significa “luz”.
Já o termo “volt” consiste na referência a unidade de força eletro-motriz, que é uma homenagem ao cientista italiano Alessandro Volta, o inventor da pilha. Sendo assim, a palavra “foto-voltaica” vem sido empregada desde meados do século XIX.
Apesar da energia solar e fotovoltaica representarem o mesmo conceito, vale salientar ainda que é possível contar com outros tipos de energia solar, como, por exemplo, a energia termossolar e a heliotérmica.
A energia solar fotovoltaica funciona por meio do efeito fotovoltaico. É esse efeito que possibilita a geração de eletricidade. Enquanto isso, a energia solar heliotérmica, por exemplo, usa o sol como fonte de energia térmica.
A energia solar fotovoltaica funciona usando painéis solares capazes de captar a luz e, com isso, produzem correntes elétricas contínuas, que são convertidas para correntes alternadas pelo inversor solar.
Desse modo, a eletricidade pode ser distribuída no local, produzir créditos de energia ou até mesmo ser armazenada.
Como a energia fotovoltaica
é obtida e convertida em eletricidade
A obtenção de energia solar depende da utilização de placas. É por meio dela que se torna possível captar e dar início ao processo de transformação em energia elétrica.
A energia solar é produzida pelas placas solares e conduzida ao inversor solar. Esse equipamento serve para transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, após esse processo, ser distribuída para o lugar de consumo e utilizada pelos equipamentos.
Já a conversão em eletricidade se deve graças ao efeito fotovoltaico. Ele acontece quando partículas de luz solar entram em colisão com os átomos que estão no painel solar.
Essa colisão acaba gerando o movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.
Para poder ser aplicada em residências e demais ambientes, é preciso converter a corrente elétrica alternada produzida em corrente contínua. Essa é a corrente de baixa tensão e o equipamento responsável por essa conversão é o inversor solar.
Ele tem a capacidade de transformar a corrente elétrica e a deixa pronta para ser utilizada no local.
Com isso, vale afirmar ainda que a energia solar pode ser utilizada para TVs, computadores, lâmpadas, diversos aparelhos eletrônicos, motores elétricos, ou seja, todos os utensílios que necessitam de energia elétrica para funcionarem.
Como utilizar a energia solar fotovoltaica
É simples o modo como a energia solar é gerada para o uso: os painéis solares do telhado captam a luz do sol e dessa forma transformam essa luz em energia solar fotovoltaica, que passa pelo inversor com o intuito de prepará-la para o consumo.
Da mesma forma, é possível usar a energia solar por meio da energia fotovoltaica, ou energia solar térmica, ou também pela energia termossolar.
Os objetivos, em cada uma dessas situações são diferentes. Elas podem ser usadas tanto para geração de energia elétrica como para aquecimento de líquidos.
A energia solar pode ser utilizada em residências, estabelecimentos e indústrias por meio da microgeração, minigeração e da geração em usinas solares fotovoltaicas. A economia e a sustentabilidade são as principais vantagens do uso de sistemas fotovoltaicos, térmicos e heliotérmicos.
As maneiras de se utilizar a energia solar são bem variadas, isso apenas comprova o quanto ela é versátil.
Sendo assim, a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada em áreas rurais para ajudar em sistemas de irrigação, na iluminação de locais públicos, em casas e até no segmento industrial, movimentando turbinas ou aquecendo líquidos.
Conheça os benefícios da
energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica apresenta várias vantagens que a tornam a melhor solução para empresas, residências e indústrias. Conheça alguns desses benefícios abaixo.
Atuar sem prejudicar o meio ambiente
A energia solar não polui. O painel solar, durante a sua vida útil, produz mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
Além do mais, os painéis fotovoltaicos são silenciosos ao produzirem energia solar. Nesse caso, a energia solar leva uma vantagem em comparação com a energia eólica, por exemplo.
Em um sistema fotovoltaico, os painéis solares, principalmente os de silício monocristalino, são mais puros e eficientes, além de ocuparem pouco espaço em sua instalação.
Por isso, o sistema não exige a ocupação de grandes áreas, e é possível garantir altos níveis de desempenho por conta de sua modernidade e flexibilidade.
Pouca manutenção
O sistema fotovoltaico não conta com componentes móveis, por essa razão, o desgaste mecânico é quase nulo. Os painéis fotovoltaicos podem ter boa resistência, durante mais de 20 anos apenas com eventuais limpezas.
Contudo, é pertinente salientar também que parte da vida útil de sistemas de energia solar é por causa dos danos causados pela ação do tempo e mudanças climáticas, como, por exemplo, chuvas, ventos ou até mesmo granizo.
Mais economia
A economia gerada pela energia solar pode chegar a mais de 90%. Ela também é muito barata, pois é uma fonte de energia gratuita, além de ser limpa, inesgotável, sustentável e renovável.
Ela também é uma das melhores soluções em regiões isoladas onde não há rede elétrica. Nesse caso, a energia solar é mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.
O sol é uma fonte de energia inesgotável e sustentável
Ele aparece como uma solução limpa e ecológica e que pode ser usada em residências, lojas, escolas e indústrias. Em um cenário como o atual, em que a sustentabilidade é uma necessidade, a energia fotovoltaica é essencial. Portanto, é vital ficar por dentro das vantagens e possibilidades que ela oferece.