Tecnologia MLPE

Tecnologia MLPE – Saiba o que é e sua importância para a energia solar

A tecnologia MLPE e a energia solar estão muito próximas e juntas oferecem uma série de benefícios. Já sabemos que a energia solar é limpa e, a longo prazo, apresenta bastante economia.

Outra vantagem é o fato de que ela evolui constantemente, proporcionando inovações e avanços na geração de energia, o que está causando uma grande revolução no segmento fotovoltaico.

Para entender melhor sobre a tecnologia MLPE e como ela contribui com o universo da energia solar, confira os tópicos a seguir.

 

O que é a tecnologia MLPE

A sigla MLPE vem do inglês Module Level Power Eletronics e que pode ser traduzido como Eletrônica de Potência a Nível de Módulo.

Uma das principais características da tecnologia MLPE é o funcionamento realizado por meio de componentes conhecidos como microinversores e otimizadores de potência.

Os inversores tradicionais, conhecidos também como inversores string, operam com os módulos conectados em série. E isso traz algumas dificuldades.

Os microinversores, por outro lado, consistem em pequenos inversores que são colocados nos telhados. Eles são instalados em conjunto com os módulos, possibilitando com isso dispensar a utilização dos tradicionais inversores de strings.

Já os otimizadores de potência consistem em pequenos conversores eletrônicos que podem ser instalados diretamente nos terminais dos módulos fotovoltaicos. Esses componentes podem ser acoplados sob os módulos, nos mesmos trilhos de fixação.

Caso seja necessário, eles também podem ser fixados diretamente nas superfícies traseiras ou acoplados nas molduras dos módulos.

O otimizador é um conversor de energia CC-CC e possui entrada e saída em corrente contínua. Ele funciona servindo como uma etapa intermediária de conversão de energia entre os módulos fotovoltaicos e o inversor. Sendo assim, o otimizador substitui os strings de módulos ligados ao inversor, como nas tecnologias convencionais.

Vale salientar ainda que a tecnologia MLPE segue todas as normas de segurança. Aos poucos ela começa a ser utilizada em alguns países, sinalizando um avanço no que diz respeito ao segmento de energia solar.

Conheça as principais vantagens da tecnologia MLPE

A tecnologia MLPE apresenta uma série de benefícios. Tais vantagens a tornam uma solução eficiente quando se trata de sistemas fotovoltaicos. Entre elas, vale destacar alguns pontos essenciais. Veja mais abaixo.

Tecnologia MLPE

Melhor aproveitamento

O sombreamento é um dos grandes empecilhos quando se trata de energia solar. Sendo assim, a presença de árvores e prédios ao redor pode afetar o bom aproveitamento do sistema.

Contudo, é aí que o uso dos otimizadores tem tudo para aumentar a eficiência dos sistemas de energia solar e estabelecer um resultado muito melhor que as tecnologias tradicionais.

Essa tecnologia proporciona a redução das perdas de energia ocasionadas não apenas por sombreamento, mas também por mismatch, que são as perdas causadas pelas diferenças de potência entre os módulos de uma string.

Essas diferenças entre os módulos de um string geram perdas de eficiência do sistema. Ainda que o inversor efetue uma busca do ponto de máxima potência do string, os módulos não vão funcionar exatamente no seu ponto de máxima potência.

Por outro lado, os otimizadores conseguem sanar esses problemas, estabelecimento um aumento no funcionamento do sistema. Desse modo, a performance de um módulo não atrapalha e afeta os demais módulos do sistema.

Facilidade de manutenção e geração de energia

Essa facilidade é garantida, pois permite localizar com mais rapidez o módulo defeituoso do sistema e assim possibilitar o seu isolamento.

É possível fazer análises das curvas de saída dos módulos, que podem revelar padrões e/ou influências climáticas.

Há também a possibilidade de selecionar módulos e revisar de forma detalhada as medições feitas em tempo real. Os dados medidos também podem ser exportados para o Excel e mais tarde serem analisados.

Além do mais, essa tecnologia viabiliza a obtenção de energia extra em praticamente qualquer sistema fotovoltaico. Porém, é importante ter em mente que a quantidade de energia extra obtida vai depender das características do projeto em questão.

Tecnologia MLPE

Flexibilidade e redução de custos

A tecnologia MLPE permite efetuar a instalação de módulos em diferentes ângulos e orientações. Isso estabelece um melhor aproveitamento da área.

O uso de otimizadores de potência também possibilita a utilização mais eficiente do espaço disponível no telhado, pois torna o projeto mais flexível.

Um exemplo é a possibilidade de instalar um sistema fotovoltaico com strings de tamanhos diferentes. Também é viável executar strings mais longas que em sistemas convencionais.

Por essa razão, com strings mais longas, os custos com insumos e cabeamento sofrem uma redução.

Mais segurança

Essa tecnologia também representa mais segurança na instalação elétrica, pois ela reduz de forma significativa a tensão de circuito aberto das strings.

No caso dos microinversores, a possibilidade do risco de arco elétrico é inexistente, pois os sistemas funcionam com tensões reduzidas, visto que os módulos não são ligados em série.

Além disso, outro benefício dos otimizadores é a ausência de tensão de circuito aberto no string quando o sistema não está em funcionamento.

Tecnologia MLPE

Monitoramento prático e fácil instalação

A tecnologia MPLE permite monitorar de forma individual a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos.

Vale salientar ainda que, dependendo do tipo de telhado, a energia MLPE surge como a solução ideal, facilitando ao máximo o trabalho dos projetistas.

Lembre-se que na utilização dos inversores tradicionais, é indicado evitar misturar módulos que apresentam diferenças de potência no mesmo string ou na mesma entrada de MPPT, assim como inclinação, orientação, entre outras características.

Por outro lado, quando se trata de projetos que contam com otimizadores, essa característica não aparece como um problema.

A tecnologia MLPE possibilita que os módulos sejam instalados em qualquer local, sempre levando em conta a compatibilidade existente entre eles, seja devido às características ou ao modo de instalação de cada um dos módulos do sistema fotovoltaico.

A tecnologia MLPE é uma grande aliada da energia solar

Diante de avanços como a tecnologia MLPE, ela se torna ainda mais relevante. O uso do microinversor serve para otimizar o sistema fotovoltaico, garantindo com isso o máximo de segurança, economia e eficiência.

Por tudo isso, vale ficar atento para o funcionamento e os principais benefícios que essa tecnologia tem para oferecer para os projetos.

Compartilhe este conteúdo...
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
Linkedin